SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número62O Reuni Digital e a conformação de uma agenda para a educação superior brasileira no pós-covid-19Reflexos do relatório da Microsoft, Ensino 2030 na Resolução CNE/CP n. 2/2019 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ALVES, Andréia Vicência Vitor  e  GIMENES, Pamela Caetano. Acordos internacionais e sua influência na gestão e no planejamento educacional do Brasil e do Paraguai. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.215-236.  Epub 23-Maio-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1744.

Este estudo tem como objetivo compreender a gestão e o planejamento educacional brasileiro e paraguaio para a educação básica em seus aportes normativos, buscando apreender a influência dos acordos internacionais e dos organismos multilaterais e qual concepção de gestão apresentam. Conclui-se que os acordos internacionais têm procurado criar uma agenda educacional para os países signatários, com uma concepção de gestão gerencial, com vistas, principalmente, à erradicação do analfabetismo e ao acesso a uma educação universal de qualidade, em cooperação com os organismos multilaterais que vêm oferecendo apoio técnico e financeiro para tanto, desde 1990. Tanto o Brasil como o Paraguai vem buscando estabelecer seu planejamento educacional conforme os preceitos desses acordos, realizando parceria técnica e financeira com os supracitados organismos que vêm influenciando as ações educacionais desses países. Mesmo apresentando aspectos dessa agenda, a normatização educacional brasileira apresenta como concepção de gestão educacional a democrática, firmando-a como a concepção que deve vigorar em seu planejamento educacional.

Palavras-chave : organismos multilaterais; educação básica; legislação educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )