SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue62International agreements and their influence on the management and educational planning of Brazil and ParaguaySpecial and inclusive education in World Bank and UNESCO documents after the 2008 world crisis: political guidelines for Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

HUBLER, Lizete Camara; MARTINELLI, Maximino Luiz  and  BILIBIO, Rogério Augusto. Reflexos do relatório da Microsoft, Ensino 2030 na Resolução CNE/CP n. 2/2019. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.237-255.  Epub May 23, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1753.

De cunho qualitativo e com base no materialismo histórico-dialético, este ensaio tem por objetivo a análise do relatório da Microsoft, intitulado “O Ensino em 2030 e o aprendizado pronto para a vida: o imperativo tecnológico”. Buscou compreender sua influência na Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. O desejo da investigação nasce mediante a constatação de que a resolução contém o discurso e as prerrogativas do documento da Microsoft. Perante esta implicação, nosso problema investigativo é compreender: em que medida este documento influencia na formulação das diretrizes para a formação docente? Utilizaremos como base de análise o relatório da Microsoft e a resolução supracitada. Cientes de que as políticas educacionais sofrem a influência de Organismos Multilaterais e Aparelhos Privados de Hegemonia, objetivados a adequar a educação aos interesses do capital, percebemos alguns mecanismos para esse controle, como, por exemplo, a reestruturação do modelo de ensino e da formação docente. O relatório, ao afirmar a necessidade de uma nova metodologia para formar as crianças para o mercado de trabalho, frisa o papel que os professores precisam desenvolver nesse processo, ou seja, meros executores de um modelo tecnicista. Assim, entendemos que esta investigação poderá contribuir para compreendermos os pressupostos presentes na construção das diretrizes da formação docente.

Keywords : Ensino 2030; mecanismos de controle; formação de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )