SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número62Acordos internacionais e sua influência na gestão e no planejamento educacional do Brasil e do ParaguaiA educação especial e inclusiva nos documentos do Banco Mundial e da UNESCO pós-crise mundial de 2008: orientações políticas para o Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

HUBLER, Lizete Camara; MARTINELLI, Maximino Luiz  e  BILIBIO, Rogério Augusto. Reflexos do relatório da Microsoft, Ensino 2030 na Resolução CNE/CP n. 2/2019. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.237-255.  Epub 23-Maio-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1753.

De cunho qualitativo e com base no materialismo histórico-dialético, este ensaio tem por objetivo a análise do relatório da Microsoft, intitulado “O Ensino em 2030 e o aprendizado pronto para a vida: o imperativo tecnológico”. Buscou compreender sua influência na Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. O desejo da investigação nasce mediante a constatação de que a resolução contém o discurso e as prerrogativas do documento da Microsoft. Perante esta implicação, nosso problema investigativo é compreender: em que medida este documento influencia na formulação das diretrizes para a formação docente? Utilizaremos como base de análise o relatório da Microsoft e a resolução supracitada. Cientes de que as políticas educacionais sofrem a influência de Organismos Multilaterais e Aparelhos Privados de Hegemonia, objetivados a adequar a educação aos interesses do capital, percebemos alguns mecanismos para esse controle, como, por exemplo, a reestruturação do modelo de ensino e da formação docente. O relatório, ao afirmar a necessidade de uma nova metodologia para formar as crianças para o mercado de trabalho, frisa o papel que os professores precisam desenvolver nesse processo, ou seja, meros executores de um modelo tecnicista. Assim, entendemos que esta investigação poderá contribuir para compreendermos os pressupostos presentes na construção das diretrizes da formação docente.

Palavras-chave : Ensino 2030; mecanismos de controle; formação de professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )