SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número62Educación Infantil y Educación Especial: implicaciones para la formación de profesores en espacios inclusivosLa comunicación establecida en la clase de Matemática durante la implementación de un escenario de investigación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

PIOTTO, Débora  y  ALVES, Renata de Oliveira. Pós-graduandos de camadas populares e sua relação com o saber escolar. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.305-323.  Epub 23-Mayo-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1526.

Para compreender as razões do sucesso e do fracasso escolares em meios populares, o sociólogo francês Bernard Charlot dedicou-se a analisar as relações que os estudantes estabelecem com a escola e com o saber, originando a noção de relação com o saber. Este artigo apresenta resultados de um estudo que objetivou conhecer a relação com o saber desenvolvida por estudantes de pós-graduação oriundos de camadas populares, notadamente no que diz respeito aos saberes relacionados à escola, e compreender de que forma essa relação foi desenvolvida ao longo de suas trajetórias escolares, incluindo a experiência na graduação e na pós-graduação. Foram realizadas entrevistas com cinco pós-graduandos de camadas populares de cada uma das grandes áreas de conhecimento. Os resultados indicam que o desenvolvimento da relação com o saber escolar foi possibilitado pelo acesso à educação de qualidade e por condições favoráveis ao estudo em algum momento das trajetórias dos estudantes.

Palabras clave : relação com o saber; pós-graduação; camadas populares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )