SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número62Educação Infantil e Educação Especial: implicações para a formação de professores em espaços inclusivosA comunicação estabelecida na aula de Matemática durante a implementação de um cenário para investigação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

PIOTTO, Débora  e  ALVES, Renata de Oliveira. Pós-graduandos de camadas populares e sua relação com o saber escolar. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.305-323.  Epub 23-Maio-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1526.

Para compreender as razões do sucesso e do fracasso escolares em meios populares, o sociólogo francês Bernard Charlot dedicou-se a analisar as relações que os estudantes estabelecem com a escola e com o saber, originando a noção de relação com o saber. Este artigo apresenta resultados de um estudo que objetivou conhecer a relação com o saber desenvolvida por estudantes de pós-graduação oriundos de camadas populares, notadamente no que diz respeito aos saberes relacionados à escola, e compreender de que forma essa relação foi desenvolvida ao longo de suas trajetórias escolares, incluindo a experiência na graduação e na pós-graduação. Foram realizadas entrevistas com cinco pós-graduandos de camadas populares de cada uma das grandes áreas de conhecimento. Os resultados indicam que o desenvolvimento da relação com o saber escolar foi possibilitado pelo acesso à educação de qualidade e por condições favoráveis ao estudo em algum momento das trajetórias dos estudantes.

Palavras-chave : relação com o saber; pós-graduação; camadas populares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )