SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue62Postgraduate students of working classes and their relationship with school knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SALGADO, Maria Aparecida de Jesus  and  LOSANO, Ana Leticia. A comunicação estabelecida na aula de Matemática durante a implementação de um cenário para investigação. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.325-346.  Epub May 23, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1701.

Em sala de aula, os cenários para investigação centrados em situações financeiras reais têm o potencial para preparar o aluno para tomar decisões relacionadas com o seu futuro e para estabelecer novas formas de comunicação entre o professor e os alunos. Nesse quadro, o artigo socializa resultados de uma pesquisa cujo objetivo era compreender as ações comunicativas de uma professora em suas aulas de Matemática, ao convidar seus alunos a participarem de um cenário para investigação com foco na Educação Financeira. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e investigou a prática da professora-pesquisadora em sua sala de aula. Os dados coletados foram produções escritas dos alunos, gravações em áudio e vídeo do desenvolvimento do cenário e diário de campo da professora. A análise priorizou a identificação de diálogos nos quais a professora-pesquisadora e os alunos negociaram conceitos e procedimentos matemáticos. Tais episódios foram analisados identificando a presença de atos comunicativos que sugerem o estabelecimento de uma cooperação investigativa dentro da sala de aula. Os resultados revelam transformações na comunicação durante o cenário para investigação, colocando em destaque os desafios enfrentados pela professora e a importância de dar voz aos alunos para possibilitar a negociação de significados matemáticos e conectá-los com a vida para além dos muros da sala de aula.

Keywords : comunicação em sala de aula; ensino da Matemática; cenários para investigação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )