Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Série-Estudos
versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982
Resumo
SALGADO, Maria Aparecida de Jesus e LOSANO, Ana Leticia. A comunicação estabelecida na aula de Matemática durante a implementação de um cenário para investigação. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.325-346. Epub 23-Maio-2023. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1701.
Em sala de aula, os cenários para investigação centrados em situações financeiras reais têm o potencial para preparar o aluno para tomar decisões relacionadas com o seu futuro e para estabelecer novas formas de comunicação entre o professor e os alunos. Nesse quadro, o artigo socializa resultados de uma pesquisa cujo objetivo era compreender as ações comunicativas de uma professora em suas aulas de Matemática, ao convidar seus alunos a participarem de um cenário para investigação com foco na Educação Financeira. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e investigou a prática da professora-pesquisadora em sua sala de aula. Os dados coletados foram produções escritas dos alunos, gravações em áudio e vídeo do desenvolvimento do cenário e diário de campo da professora. A análise priorizou a identificação de diálogos nos quais a professora-pesquisadora e os alunos negociaram conceitos e procedimentos matemáticos. Tais episódios foram analisados identificando a presença de atos comunicativos que sugerem o estabelecimento de uma cooperação investigativa dentro da sala de aula. Os resultados revelam transformações na comunicação durante o cenário para investigação, colocando em destaque os desafios enfrentados pela professora e a importância de dar voz aos alunos para possibilitar a negociação de significados matemáticos e conectá-los com a vida para além dos muros da sala de aula.
Palavras-chave : comunicação em sala de aula; ensino da Matemática; cenários para investigação.