SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue63Pedagogical coordinator difficulties in the continuing education of teachers of the Full-Time Education Program “Escola da Autoria” in MS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SARMENTO, Teresa. Contributos para a construção profissional numa rede colaborativa. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.5-24.  Epub Aug 21, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1805.

O estágio é um eixo central na formação de professores, forçando a mobilização e articulação de diferentes tipos de conhecimento, tanto pessoais quanto profissionais. Tornar-se professor é, assim, um processo individual e coletivo que requer a simbiose interna de ação, experiência e emoção, para se constituir como uma ação total de uma pessoa no desempenho de uma profissão específica. Este texto começa com uma abordagem aos princípios básicos da formação de professores para, em seguida, apresentar os cursos de formação de professores em Portugal, no chamado período pós-Bolonha, com um foco específico no estágio. Dada a relativa autonomia da construção e desenvolvimento dos cursos no ensino superior, utilizaremos o curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, que ocorre no Instituto de Educação - Universidade do Minho, como um caso a partir do qual o estágio será explicado. Isso é realizado com o apoio de uma rede colaborativa, constituída pelo estagiário, pelo professor cooperante e pelo professor orientador, num processo de ação e reflexão, no qual a pesquisa pedagógica tem um significado muito relevante.

Keywords : formação de professores; estágio; pesquisa pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )