SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número63Dificultades del coordinador pedagógico en la formación continua de profesores del Programa de Educación de Tiempo Completo “Escuela da Autoría” en MS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SARMENTO, Teresa. Contributos para a construção profissional numa rede colaborativa. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.5-24.  Epub 21-Ago-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1805.

O estágio é um eixo central na formação de professores, forçando a mobilização e articulação de diferentes tipos de conhecimento, tanto pessoais quanto profissionais. Tornar-se professor é, assim, um processo individual e coletivo que requer a simbiose interna de ação, experiência e emoção, para se constituir como uma ação total de uma pessoa no desempenho de uma profissão específica. Este texto começa com uma abordagem aos princípios básicos da formação de professores para, em seguida, apresentar os cursos de formação de professores em Portugal, no chamado período pós-Bolonha, com um foco específico no estágio. Dada a relativa autonomia da construção e desenvolvimento dos cursos no ensino superior, utilizaremos o curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, que ocorre no Instituto de Educação - Universidade do Minho, como um caso a partir do qual o estágio será explicado. Isso é realizado com o apoio de uma rede colaborativa, constituída pelo estagiário, pelo professor cooperante e pelo professor orientador, num processo de ação e reflexão, no qual a pesquisa pedagógica tem um significado muito relevante.

Palabras clave : formação de professores; estágio; pesquisa pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )