SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número63La formación inicial y continua de profesores en el contexto de reformas educacionalesBNCC y sus formas de conducir la enseñanza en los años iniciales de la Enseñanza Primaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ANESE, Ritieli  y  NOGARO, Arnaldo. Avaliação e a autonomia da criança na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola de orientação montessoriana. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.69-90.  Epub 21-Ago-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1558.

O artigo sistematiza os dados e reflete sobre as informações coletadas com quatro professores e equipe gestora de uma escola montessoriana, com o objetivo de explicitar como acontece o processo de avaliação na Educação Infantil com ênfase na Pedagogia Montessoriana, bem como procura compreender o processo de desenvolvimento da autonomia das crianças inseridas nesta Pedagogia. A pesquisa foi realizada em uma escola de uma cidade do oeste do Estado de Santa Catarina, com a utilização de questionário aplicado via Google Forms. A análise dos dados segue a perspectiva qualitativa. A base teórica do estudo compõe-se por autores como Vasconcellos (1998), Villas Boas (2004), Montessori (1965, 1992, 2017), Hoffmann (2012a), Barlow (2006), dentre outros. Os resultados permitem entender e conceituar a avaliação na perspectiva montessoriana, bem como compreender de que maneira ela ocorre no contexto da Educação Infantil. Identificou-se que o foco do processo avaliativo está voltado para o desenvolvimento do educando, dando vazão ao exercício da liberdade de expressão, dentro do ritmo de cada criança, valendo-se do espaço e tempo próprio da infância que resulta no desenvolvimento de sua plena autonomia.

Palabras clave : Pedagogia Montessoriana; avaliação; autonomia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )