SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue63Early Childhood Education Project in Latin America and the Caribbean: focusing on the poverty infantilization and intersectorialityPrison education in a federal prison: the challenges of teachers facing this reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VIEIRA, Josimar de Aparecido; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello  and  PASQUALLI, Roberta. Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: formação humana em todas as dimensões. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.137-154.  Epub Aug 21, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1666.

Este ensaio versa sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), como meio capaz de promover a formação humana em suas diversas dimensões. Examina características do EMIEP e por que nele deve estar presente a formação humana com o propósito de alargar o debate sobre esta forma de ensino, analisando o seu significado e explicitando os fundamentos que evidenciam a formação humana a partir dos princípios da politecnia e da omnilateralidade. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, com incidência em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Trata das principais características que constituem o EMIEP e discorre sobre indicadores que demonstram a formação humana em suas dimensões no desenvolvimento do EMIEP. As repercussões indicam que o EMIEP deve ser instrumento para superar a formação dual, segmentada e utilitária e formar para a dimensão do trabalho em seus sentidos ontológico e histórico, garantindo as dimensões indissociáveis do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia e a promoção da formação humana integral.

Keywords : educação profissional; Ensino Médio Integrado à; Educação Profissional; formação humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )