SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número63“Mamãe, Tem uma Drag Queen Contando Histórias!”: currículos, (re)existência e o investimento na imaginação e produção de si na comunidadeDivisão sexual do trabalho e sua relação com a ciência, tecnologia e educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

BERNARDO, Kauane Moraes  e  BALISCEI, João Paulo. “Por que você não pode ser normal?”: gênero, infâncias e currículos culturais na animação. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.195-222.  Epub 21-Ago-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1720.

Por meio da animação “Float” (2019), um curta-metragem produzido pela Pixar e distribuído pela Disney, somos motivados/as a pensar sobre os fatores que tentam padronizar comportamentos. O curta, então, atua como um currículo cultural não escolar que remete à ideia de “normalidade”, a qual tem sido relacionada ao masculino, à branquitude, à jovialidade, à heterossexualidade, à cisgeneridade e à religião cristã, dentre outros marcadores identitários. Como as crianças que não se enquadram nessas condições acerca de “normalidade” são tratadas pelos/as demais? Para respondermos a esta pergunta, objetivamos analisar representações circuladas em artefatos da cultura visual, que contemplem temáticas afetas às diferenças e às infâncias. Para tanto, elaboramos uma pesquisa a partir dos Estudos de Gênero e Estudos da Cultura Visual, organizada em três momentos. O primeiro, uma apresentação de aspectos teóricos dando ênfase ao currículo cultural; o segundo, uma contextualização histórica sobre como as opressões de gênero têm atuado na produção de corpos, desde as infâncias; e o terceiro, uma análise do curta-metragem “Float” (2019).

Palavras-chave : infância; gênero; cultura visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )