SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número63“Por que você não pode ser normal?”: gênero, infâncias e currículos culturais na animaçãoO processo de inclusão em educação no contexto da pandemia: desafios da formação docente numa perspectiva inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

CARMO, Jefferson Carriello do  e  ESPINDOLA, Helena Setsuko Del Mastro. Divisão sexual do trabalho e sua relação com a ciência, tecnologia e educação. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.223-242.  Epub 21-Ago-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1776.

O objetivo do artigo é identificar a relação entre a ciência, a tecnologia e o trabalho no ambito da Divisão Sexual do Trabalho, com destaque para as implicações dessa relação para os campos do trabalho e da educação. O procedimento metodológico adotado foi bibliográfico, que consistiu em identificar dados e informações embasadas em literatura especializada sobre conceitos teóricos que relatam o tema. Este procedimento, ainda, assumiu uma atitude exploratória de caráter analítico e interpretativo. Por meio desse procedimento, foi possível identificar, nos âmbitos quantitativo e qualitativo, a ascensão das mulheres na carreira dentro da ciência, da tecnologia e do trabalho, mas também a forte masculinização dos cursos de tecnologia, por meio dos princípios primordiais da divisão sexual do trabalho: o da separação entre trabalho e conhecimento de acordo com o sexo e a hierarquização, em que o trabalho realizado majoritariamente pelo homem possui maior valorização social e financeira.

Palavras-chave : trabalho; divisão sexual do trabalho; educação tecnológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )