Série-Estudos
Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982
Abstract
ORTH, Miguel Alfredo and MEDEIROS, Claudia Escalante. O ensino remoto e híbrido conectando uma comunidade escolar em meio à covid-19. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.267-288. Epub Aug 21, 2023. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1778.
O objetivo deste artigo é discutir práticas de formação remota de uma comunidade escolar em meio ao contexto pandêmico da covid-19. Metodologicamente, buscamos nos apoiar na revisão de literatura, na pesquisa documental e na pesquisa de campo sobre a formação continuada de uma comunidade escolar para integrar o ensino remoto. Entre os resultados encontrados nesta pesquisa, gostaríamos de destacar o novo normal pós-pandemia, o qual exige dos profissionais da educação novas habilidades, entre as quais salientamos a do uso de recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), bem como a superação do processo de precarização da educação a distância, do ensino remoto e do ensino presencial. Além disso, foi possível observar, por meio deste estudo, que o ensino remoto, assim como todas as atividades humanas e tecnológicas, vem apontando uma ruptura paradigmática acelerada pelo novo normal que a covid-19 impôs à sociedade como um todo, trazendo à luz do dia e para o dia a dia das pessoas os resultados advindos das descobertas da química fina, da microeletrônica e da nanotecnologia, revolucionando, assim, todas as formas de viver e conviver do cidadão do século XXI.
Keywords : ensino remoto e híbrido; comunidade escolar; educação e tecnologia.