SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número63O processo de inclusão em educação no contexto da pandemia: desafios da formação docente numa perspectiva inclusivaCidade educativa e currículo na perspectiva decolonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

ORTH, Miguel Alfredo  e  MEDEIROS, Claudia Escalante. O ensino remoto e híbrido conectando uma comunidade escolar em meio à covid-19. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.267-288.  Epub 21-Ago-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1778.

O objetivo deste artigo é discutir práticas de formação remota de uma comunidade escolar em meio ao contexto pandêmico da covid-19. Metodologicamente, buscamos nos apoiar na revisão de literatura, na pesquisa documental e na pesquisa de campo sobre a formação continuada de uma comunidade escolar para integrar o ensino remoto. Entre os resultados encontrados nesta pesquisa, gostaríamos de destacar o novo normal pós-pandemia, o qual exige dos profissionais da educação novas habilidades, entre as quais salientamos a do uso de recursos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), bem como a superação do processo de precarização da educação a distância, do ensino remoto e do ensino presencial. Além disso, foi possível observar, por meio deste estudo, que o ensino remoto, assim como todas as atividades humanas e tecnológicas, vem apontando uma ruptura paradigmática acelerada pelo novo normal que a covid-19 impôs à sociedade como um todo, trazendo à luz do dia e para o dia a dia das pessoas os resultados advindos das descobertas da química fina, da microeletrônica e da nanotecnologia, revolucionando, assim, todas as formas de viver e conviver do cidadão do século XXI.

Palavras-chave : ensino remoto e híbrido; comunidade escolar; educação e tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )