SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue63Remote and hybrid learning connecting a school community amid COVID-19Cinema and education from the perspective of equality of intelligences: reflections on seeing and making films as constructions of a common for the curriculum productions with basic education students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FERNANDES, Renata Sieiro. Cidade educativa e currículo na perspectiva decolonial. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.289-310.  Epub Aug 21, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1694.

Este artigo tem como proposta apresentar possíveis articulações entre a ideia da Cidade Educativa e currículos outros sob a perspectiva decolonial. O objetivo aqui é pensar os modos pelos quais a cidade educa e os sujeitos e grupos aprendem, por meio de processos culturais e práticas educativas construídas nas instituições educativas ou potencialmente educativas e fora delas, estabelecendo diálogos e relações com o currículo escolar. Deste modo, articular saberes e fazeres que colaborem para o enfrentamento e possível superação dos pilares da Modernidade/Colonialidade. A estratégia de mapeamento do que existe na cidade em termos de coletivos, equipamentos, instituições formais e não formais que desenvolvam práticas educativas e processos culturais articulados ao gênero, raça e classe, constitui um modo de fazer um levantamento que possa servir como espaços-tempos de luta, resistência e invenção. O referencial de ancoragem conta com autores/as da Educação e da perspectiva decolonial, como Trilla, Palhares, Dussel, Mignolo, Ballestrin, entre outros/as. Espera-se poder articular processos culturais e práticas educativas e que os resultados analisados colaborem para constituir a ideia da Cidade Educativa sob a perspectiva decolonial, que aponte possibilidades de enfrentamento de formas de poder calcadas no machismo, no sexismo e no classismo e modos outros de formação de sujeitos e construção de identidades.

Keywords : cidade educativa; decolonialidade; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )