SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número63Cidade educativa e currículo na perspectiva decolonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

MOREIRA, Leonardo Cesar Alves  e  ALMEIDA, Pedro Cupolillo de. Cinema e educação na perspectiva da igualdade de inteligências: reflexões sobre ver e fazer filmes como construções de um comum para as produções curriculares com estudantes da educação básica. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.63, pp.311-335.  Epub 21-Ago-2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1736.

Neste artigo, são investigadas práticas artístico-pedagógicas com cinema do projeto cultural REALIZACINE em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. O projeto em questão, desde o ano de 2021, desenvolve ações educativas junto a estudantes da educação básica centradas nos gestos de ver e fazer filmes, partindo da condição central de igualdade de inteligências entre os envolvidos. Perspectiva esta que tensiona as fronteiras curriculares e produz, como lócus da prática, construções com e entre os sujeitos, em articulação com os diferentes saberes produzidos nas relações, e que aposta numa Pedagogia da Criação, colocando os estudantes como espectadores e criadores de filmes, incidindo em possíveis produções curriculares com o cinema relacionadas ao espaço escolar. Procurou-se desenvolver a atividade da pesquisa educacional pela dimensão na qual se habita a própria prática educativa, como alternativa para estabelecer os caminhos investigativos pelo par experiência/sentido (LARROSA, 2002). Apresentando o exercício do Minuto Lumière (FRESQUET, 2013a, 2014) aos estudantes, produziram-se artefatos investigativos, como: uma curadoria inicial dos filmes exibidos, notas e registros em caderno de campo, fotografias, além dos próprios filmes dos estudantes realizados nas práticas, de modo a representar o conjunto de materiais para tecer reflexões sobre noções de um “comum”, como construção curricular com o cinema. Nesse sentido, a reflexão a seguir está atravessada pelas ponderações de Jacques Rancière, Larrosa, Fresquet, entre outros autores de relevância.

Palavras-chave : cinema; currículo; práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )