SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número64Aspectos históricos do Colégio Estadual da Colônia Murici: os exames escolares (1937-1977)Relações intergovernamentais na educação básica: estado e municípios de Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SILVA, Camila Ferreira da  e  CARVALHO, Janaína Nogueira Maia. A construção histórica e social da infância: um diálogo entre alguns dos principais pesquisadores contemporâneos que estudam temas relacionados à cultura das crianças e à/s infância/s. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.49-68.  Epub 05-Jan-2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1743.

Esta pesquisa teórico-bibliográfica busca identificar os recentes estudos sobre o universo infantil e ilustra como compreendê-lo a partir da construção histórica e social. Permeia uma pesquisa a partir do Grupo de Estudo e Pesquisa Crianças e Infâncias (GEPCI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana (UFMS/CPAQ). Orienta-se na perspectiva da história social da infância e da criança, em que o foco se entrelaça na preocupação e necessidade de investigar a origem dos conceitos, levando-se em conta o contexto, a produção e suas relações sociais, bem como um panorama das concepções dos principais pesquisadores que estudam temas relacionados à cultura das crianças e à/s infância/s, como: Manuel Sarmento (2004), Alan Prout (2010), Willian Corsaro (2011), Régine Sirota (2006) e Jens Qvortup (2011). Dessa forma, o registro em questão sublinha o que pensam tais pesquisadores e como estão, para a sociedade, os estudos da criança, sobretudo a sociologia da infância. Para efeito de investigação, o conjunto de contribuições dos pensadores aqui reunidos expressa o vigor e o desafio de um grupo disposto a estudar a infância sob uma nova ótica: dando à criança um protagonismo inédito. Assim, este estudo é uma oportunidade para o conhecimento das perspectivas adotadas por um grupo de nvestigadores que têm ajudado a renovar o debate nas ciências sociais e humanas de nosso tempo e que, de alguma forma, sejam capazes de sublinhar novas investigações e instigar práticas pedagógicas mais sensíveis e respeitosas às possibilidades e aos direitos das crianças.

Palavras-chave : sociologia da infância; diálogo; protagonismo; práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )