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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

NUNES, Suzana Mary Andrade  e  SOUZA, Verônica dos Reis Mariano. Múltiplas interfaces da iniciação à leitura e à escrita: processo de ensino e de aprendizagem em escolas públicas do estado de Sergipe. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.89-110.  Epub 05-Jan-2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1745.

Este estudo analisa as políticas públicas educacionais, a partir dos compromissos governamentais com as agendas internacionais em interface com as bases teóricas que fundamentaram os programas governamentais, a fim de superar o analfabetismo desde o processo de redemocratização do Brasil. Assim sendo, dialoga-se com as mensagens das diretoras gerais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), referentes aos anos de 2017 a 2021, e com as propostas para Todos (EPT) até 2030, no tocante aos investimentos governamentais direcionados às escolas de diferentes países, como o Brasil. Com isso, analisaram-se os resultados das avaliações voltadas à alfabetização: Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), no período de 2016, e a Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (2020), executadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), as quais compreendem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), bem como a avaliação aplicada pelo Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe (SAES) no período de 2021, no sentido de repensarmos as políticas públicas e o processo de continuidade para execução de um projeto educacional que promova efetivamente a alfabetização dos brasileiros e brasileiras no século XXI.

Palavras-chave : políticas públicas; alfabetização de crianças do ensino regular; UNESCO.

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