SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue64Multiple interfaces from initiating to reading and writing: teaching and learning process in public schools in the state of SergipeLiteracy and PNAIC: (mis)paths to inclusive education in Xaxim, SC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SANTOS, Marcia Pires dos  and  QUILES, Raquel Elizabeth Saes. A inclusão da criança surda na Educação Infantil no estado de Mato Grosso do Sul, MS. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.111-132.  Epub Jan 05, 2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1682.

Este estudo discute os elementos que envolvem as práticas político-pedagógicas com crianças surdas nas instituições de Educação Infantil, no estado de Mato Grosso do Sul, enfocando a mportância da Libras em todas as experiências e vivências com as crianças. Enfatiza-se, no decorrer dapesquisa, a formação de professores para o atendimento das especificidades linguísticas da criança surda e as barreiras encontradas no atual momento da sociedade capitalista, marcada pela exclusão. Para o alcance desta reflexão, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica. O referencial teórico e a análise dos trabalhos encontrados apresentam resultados importantes sobre a necessidade de se priorizarem políticas públicas mais efetivaspara a educação de surdos na Educação Infantil. O estudo evidenciou a carência de produções científicas e acadêmicas direcionadas à área da Educação Infantil que tratam sobre o processo de inclusão de crianças surdas, no estado de Mato Grosso do Sul. Os principais resultados encontrados evidenciam a falta de capacitação específica para os professores, no sentido de proporcionar a inclusão escolar da criança surda de modo eficaz; e o desafio de implementar a educação bilíngue, que, na atualidade, é considerada uma modalidade de ensino.

Keywords : Educação Infantil; criança surda; Mato Grosso do Sul.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )