SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número64Múltiplas interfaces da iniciação à leitura e à escrita: processo de ensino e de aprendizagem em escolas públicas do estado de SergipeAlfabetização e PNAIC: (des)caminhos ao ensino inclusivo em Xaxim, SC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SANTOS, Marcia Pires dos  e  QUILES, Raquel Elizabeth Saes. A inclusão da criança surda na Educação Infantil no estado de Mato Grosso do Sul, MS. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.111-132.  Epub 05-Jan-2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1682.

Este estudo discute os elementos que envolvem as práticas político-pedagógicas com crianças surdas nas instituições de Educação Infantil, no estado de Mato Grosso do Sul, enfocando a mportância da Libras em todas as experiências e vivências com as crianças. Enfatiza-se, no decorrer dapesquisa, a formação de professores para o atendimento das especificidades linguísticas da criança surda e as barreiras encontradas no atual momento da sociedade capitalista, marcada pela exclusão. Para o alcance desta reflexão, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica. O referencial teórico e a análise dos trabalhos encontrados apresentam resultados importantes sobre a necessidade de se priorizarem políticas públicas mais efetivaspara a educação de surdos na Educação Infantil. O estudo evidenciou a carência de produções científicas e acadêmicas direcionadas à área da Educação Infantil que tratam sobre o processo de inclusão de crianças surdas, no estado de Mato Grosso do Sul. Os principais resultados encontrados evidenciam a falta de capacitação específica para os professores, no sentido de proporcionar a inclusão escolar da criança surda de modo eficaz; e o desafio de implementar a educação bilíngue, que, na atualidade, é considerada uma modalidade de ensino.

Palavras-chave : Educação Infantil; criança surda; Mato Grosso do Sul.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )