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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

OLIVEIRA, Marineiva Moro Campos de. Alfabetização e PNAIC: (des)caminhos ao ensino inclusivo em Xaxim, SC. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.133-154.  Epub 05-Jan-2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1689.

Compreende-se que alfabetização deve ser um processo estruturado que objetive a emancipação humana e a superação dos processos de exploração e de alienação impostos via educação seletiva e excludente. Com o objetivo de analisar as implicações da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas práticas de alfabetização no ensino inclusivo em Xaxim, SC, usou-se a perspectiva epistemológica histórico-cultural para analisar os planos de ensino das alfabetizadoras e das segundas professoras de três turmas de alfabetização do ensino fundamental, bem como foram incluídos momentos de observação nas turmas compostas por estudantes com deficiência intelectual. Os resultados possibilitaram identificar que o contexto marcador da alfabetização brasileira ocorreu principalmente pela via da formação de alfabetizadores, a exemplo do PNAIC; porém, ao se observar a articulação desse programa com o ensino inclusivo, identificaram-se implicações nas práticas alfabetizadoras, as quais resultaram simplistas, fragilizadas e excludentes.

Palavras-chave : PNAIC; ensino inclusivo; práticas de alfabetização.

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