SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue64Teaching identity into Atendimento Educacional Especializado context: constitution and idiosyncrasiesDemocratic school management and challenges of the interpretation and use of legislation in public schools from Caiçara, Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VIEIRA, Josimar de Aparecido  and  ROCHA, Luana Anchieta. A constituição da docência de professores engenheiros civis: fatores determinantes. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.225-244.  Epub Jan 05, 2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1772.

A docência da educação superior é uma atividade fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, que envolve o aprofundamento de conceitos, teorias e o desenvolvimento de capacidades e habilidades de pensar e analisar, formando atitudes e valores. Destarte, neste estudo, busca-se compreender fatores que estão contribuindo para professores engenheiros civis se constituírem docentes da educação superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com dimensão exploratória, e segue as abordagens qualitativa e quantitativa. Foi produzida por meio de análise de documentos, pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo professores que atuam em 53 cursos de Engenharia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, assumindo a forma de um estudo de caso. Foram envolvidos 23% desses cursos, perfazendo 5 cursos de instituições públicas e 7 de privadas. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário aos professores engenheiros civis que atuam nestes 12 cursos. Na sua organização, consta o percurso metodológico, análise das razões da escolha, o processo de construção dos conhecimentos, as contribuições da formação inicial e continuada na constituição da docência e, por fim, as considerações finais. Esses pontos indicam que a constituição da docência dos professores engenheiros civis está relacionada com a inspiração e o incentivo de professores que atuaram em suas formações acadêmicas. Os saberes para o exercício da docência provêm de conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos na graduação e de experiências acumuladas.

Keywords : docência do ensino superior; professores engenheiros civis; Engenharia Civil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )