SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número64Identidade docente no contexto do Atendimento Educacional Especializado: constituição e idiossincrasiasGestão escolar democrática e desafios da interpretação e aplicação da legislação em escolas da rede municipal de Caiçara, Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

VIEIRA, Josimar de Aparecido  e  ROCHA, Luana Anchieta. A constituição da docência de professores engenheiros civis: fatores determinantes. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.225-244.  Epub 05-Jan-2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1772.

A docência da educação superior é uma atividade fundamental no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, que envolve o aprofundamento de conceitos, teorias e o desenvolvimento de capacidades e habilidades de pensar e analisar, formando atitudes e valores. Destarte, neste estudo, busca-se compreender fatores que estão contribuindo para professores engenheiros civis se constituírem docentes da educação superior. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com dimensão exploratória, e segue as abordagens qualitativa e quantitativa. Foi produzida por meio de análise de documentos, pesquisa bibliográfica e de campo, envolvendo professores que atuam em 53 cursos de Engenharia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, assumindo a forma de um estudo de caso. Foram envolvidos 23% desses cursos, perfazendo 5 cursos de instituições públicas e 7 de privadas. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário aos professores engenheiros civis que atuam nestes 12 cursos. Na sua organização, consta o percurso metodológico, análise das razões da escolha, o processo de construção dos conhecimentos, as contribuições da formação inicial e continuada na constituição da docência e, por fim, as considerações finais. Esses pontos indicam que a constituição da docência dos professores engenheiros civis está relacionada com a inspiração e o incentivo de professores que atuaram em suas formações acadêmicas. Os saberes para o exercício da docência provêm de conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos na graduação e de experiências acumuladas.

Palavras-chave : docência do ensino superior; professores engenheiros civis; Engenharia Civil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )