SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue64A training for EJA on financial education based on Ethnomathematics and the Theory of Meaningful Learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos  and  BORJA, Shirley Doweslei Bernardes. O potencial educativo dos memes como recurso pedagógico. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.289-312.  Epub Jan 05, 2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1668.

O objetivo deste artigo foi apresentar as possibilidades de uso dos memes como recurso pedagógico, mostrando seu potencial educativo. Assim, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados revelaram que os memes, por trazerem temas relacionados a situações corriqueiras da vida das pessoas de uma forma divertida e por estarem fortemente presentes no mundo digital, têm despertado a curiosidade e o interesse, os quais têm um papel fundamental na aprendizagem, dos alunos da geração internet. A pesquisa mostrou os elementos que devem estar presentes nos memes (humor, crítica, fixação de conteúdo, reflexão, despertar o interesse pela disciplina, contexto histórico), que devem ser considerados pelos professores, ao usarem esse gênero nas salas de aula. Também foram apresentadas as possibilidades e os exemplos concretos do uso dos memes como recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem.

Keywords : memes; aprendizagem; recurso pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )