SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número64Capacitación para EJA sobre educación financiera basada en la Etnomatemática y la Teoría del Aprendizaje Significativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos  y  BORJA, Shirley Doweslei Bernardes. O potencial educativo dos memes como recurso pedagógico. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.289-312.  Epub 05-Ene-2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1668.

O objetivo deste artigo foi apresentar as possibilidades de uso dos memes como recurso pedagógico, mostrando seu potencial educativo. Assim, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados revelaram que os memes, por trazerem temas relacionados a situações corriqueiras da vida das pessoas de uma forma divertida e por estarem fortemente presentes no mundo digital, têm despertado a curiosidade e o interesse, os quais têm um papel fundamental na aprendizagem, dos alunos da geração internet. A pesquisa mostrou os elementos que devem estar presentes nos memes (humor, crítica, fixação de conteúdo, reflexão, despertar o interesse pela disciplina, contexto histórico), que devem ser considerados pelos professores, ao usarem esse gênero nas salas de aula. Também foram apresentadas as possibilidades e os exemplos concretos do uso dos memes como recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem.

Palabras clave : memes; aprendizagem; recurso pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )