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Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

SOUZA, Luis Alberto de  e  LIMA, Norma Silvia Trindade de. Capoeira e ensino de arte: narrativas e experiências para a Educação das Relações Étnico-Raciais na escola. Sér.-Estud. [online]. 2025, vol.30, n.68, pp.295-316.  Epub 24-Abr-2025. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v30i68.1935.

Este relato de experiência mobiliza a capoeira em atravessamento às linguagens artísticas que compõem o currículo de arte, sendo elas: a música, a dança, o teatro, as artes visuais e artes integradas. Trata-se de um recorte da pesquisa de doutorado, em andamento, realizada numa escola pública da Rede Municipal de Ensino, no interior paulista, com estudantes do ensino fundamental II, anos finais da educação básica, apoiando-se nos estudos descoloniais inclusivos e na pesquisaformação narrativa (auto)biográfica. Conclui-se, provisoriamente, que o currículo como um relevante território formativo de disputa, ainda fortemente colonial e eurocentrado, pode ser tensionado a partir das práticas culturais afrobrasileiras e suas epistemes, contribuindo com o fortalecimento da Lei 10.639/2003. Nesse estudo, a capoeira, aliada à experiência docente, permite problematizar o racismo e outros aspectos subalternizantes da colonialidade, relevantes para uma educação descolonizadora e inclusiva, de modo a garantir os direitos constitucionais de todes.

Palavras-chave : capoeira; currículo; descolonização.

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