SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8For an Intertextual Reflection on Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Internacional de Educação Superior

On-line version ISSN 2446-9424

Abstract

VIERA-DUARTE, Patrícia. Desenvolvimento Profissional de Professores em Contextos Emergentes. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022043.  Epub Aug 12, 2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663911.

Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto de pesquisa sobre o problema do desenvolvimento profissional de professores no Uruguai no cenário de transição da carreira de formação de educadores para o caráter universitário. Evidenciam-se mudanças nesta profissão acadêmica desde a concepção de uma "carreira baseada na avaliação da antiguidade" para uma proposta de desenvolvimento em três dimensões: formação de graduação, desenvolvimento profissional e condições de trabalho. É apresentada uma proposta de estudo através de uma análise multinível sobre os significados que os diferentes atores têm a respeito das políticas educacionais nacionais no que se refere a “docência”. O pressuposto é que pode haver tensões entre os níveis macro / meso / micro, na fase de implementação desta diretriz estratégica no Plano de Desenvolvimento da Administração Nacional da Educação Pública do Uruguai. Neste trabalho, compartilhamos aspectos do método de pesquisa, referencial teórico e os resultados esperados.

Keywords : Desenvolvimento profissional; Carreira docente; Contextos emergentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )