SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Para una Reflexión Intertextual Sobre la Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Internacional de Educação Superior

versión On-line ISSN 2446-9424

Resumen

VIERA-DUARTE, Patrícia. Desenvolvimento Profissional de Professores em Contextos Emergentes. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022043.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663911.

Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto de pesquisa sobre o problema do desenvolvimento profissional de professores no Uruguai no cenário de transição da carreira de formação de educadores para o caráter universitário. Evidenciam-se mudanças nesta profissão acadêmica desde a concepção de uma "carreira baseada na avaliação da antiguidade" para uma proposta de desenvolvimento em três dimensões: formação de graduação, desenvolvimento profissional e condições de trabalho. É apresentada uma proposta de estudo através de uma análise multinível sobre os significados que os diferentes atores têm a respeito das políticas educacionais nacionais no que se refere a “docência”. O pressuposto é que pode haver tensões entre os níveis macro / meso / micro, na fase de implementação desta diretriz estratégica no Plano de Desenvolvimento da Administração Nacional da Educação Pública do Uruguai. Neste trabalho, compartilhamos aspectos do método de pesquisa, referencial teórico e os resultados esperados.

Palabras clave : Desenvolvimento profissional; Carreira docente; Contextos emergentes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )