SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Para uma Reflexão Intertextual a Propósito da Educação Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

VIERA-DUARTE, Patrícia. Desenvolvimento Profissional de Professores em Contextos Emergentes. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022043.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663911.

Este artigo tem como objetivo apresentar um projeto de pesquisa sobre o problema do desenvolvimento profissional de professores no Uruguai no cenário de transição da carreira de formação de educadores para o caráter universitário. Evidenciam-se mudanças nesta profissão acadêmica desde a concepção de uma "carreira baseada na avaliação da antiguidade" para uma proposta de desenvolvimento em três dimensões: formação de graduação, desenvolvimento profissional e condições de trabalho. É apresentada uma proposta de estudo através de uma análise multinível sobre os significados que os diferentes atores têm a respeito das políticas educacionais nacionais no que se refere a “docência”. O pressuposto é que pode haver tensões entre os níveis macro / meso / micro, na fase de implementação desta diretriz estratégica no Plano de Desenvolvimento da Administração Nacional da Educação Pública do Uruguai. Neste trabalho, compartilhamos aspectos do método de pesquisa, referencial teórico e os resultados esperados.

Palavras-chave : Desenvolvimento profissional; Carreira docente; Contextos emergentes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )