SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Desenvolvimento Profissional de Professores em Contextos EmergentesPolítica e Gestão da Educação Superior, Tecnologia e Possibilidades em Tempos de Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

AFONSO, Almerindo Janela. Para uma Reflexão Intertextual a Propósito da Educação Superior. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022046.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663906.

As reflexões que se seguem constituem o prefácio ao dossiê temático “Educação Superior: (re)configurações de um campo em movimento”. Trata-se, sobretudo, de um exercíco de intertextualidade, intencionalmente contido, em que o autor procura destacar o que de mais expressivo (ou com maior interesse pedagógico, político ou sociológico) cada um dos artigos pôde desenvolver. Sobretudo, os artigos traduzem importantes contribuições de pesquisa e a postura acadêmica engajada de pesquisadores(as) nacionais e estrangeiros com expressiva inserção nos debates sobre as (re)configurações que o complexo campo da Educação Superior vem sofrendo nas últimas décadas. São olhares plurais que contribuem significativamente para compreender contradições e tensões presentes nesse campo, os movimentos de mudança em curso e as múltiplas implicações do atual contexto pandêmico.

Palavras-chave : Educação superior; Olhares plurais; Intertextualidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )