SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Para uma Reflexão Intertextual a Propósito da Educação SuperiorOportunidades do Novo Espaço Educativo para a Educação Superior: Terceiro Entorno Digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

FRANCO, Sérgio Roberto; FRANCO, Maria Estela Dal Pai  e  LONGHI, Solange. Política e Gestão da Educação Superior, Tecnologia e Possibilidades em Tempos de Covid-19. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022039.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663799.

Neste trabalho objetiva-se analisar desafios que o presente cenário pandêmico decorrente do Covid-19, tem imposto às instituições do conhecimento (universidades), entendendo que os movimentos nelas gerados estão incorporados ao campo em mudança da Educação Superior, na força de sua diversidade de trajetórias e nas suas interligações, interesses e interlocuções. Discute-se políticas públicas com base nos documentos oficiais impregnados por contradições e questionamentos, face às necessidades contemporâneas, nas questões de tecnologia e sustentabilidade e o modo como as IES a elas respondem. As categorias de análise emergiram do conjunto de informações decorrentes de webinars promovidos pela RIES (Rede Sul Brasileira de Investigadores de Educação Superior) e do estudo de caso de uma universidade comunitária (UPF). A perspectiva de análise faz uso de produções acadêmicas ligadas a políticas públicas no enfrentamento de desafios incitados pela tecnologia e pela sustentabilidade e a reações institucionais tornadas públicas. O estudo evidencia a adoção de novas estratégias na gestão acadêmica. É o momento da Educação Superior se defrontar com a autonomia institucional. A visualização de possibilidades para viver num mundo melhor e sustentável pode ser fortalecida na condução da gestão, considerando necessidades, compromissos, experiências de diferentes IES e o papel da tecnologia nesses processos, em especial no contexto pandêmico vigente.

Palavras-chave : Política pública em educação; Gestão; Educação superior; Tecnologia; Sustentabilidade; Pandemia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )