SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Oportunidades do Novo Espaço Educativo para a Educação Superior: Terceiro Entorno DigitalCenários e Desafios da Universidade na Economia do Conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

PARRA-SANDOVAL, Maria Cristina. Internacionalização da Educação Superior: O que Está Subjacente ao Discurso da UNESCO e da OCDE. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022013.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8660706.

A internacionalização do ensino superior é um tema e uma estratégia que tem se tornado cada vez mais importante em todos os países do mundo e nas organizações internacionais vinculadas ao ensino superior. No entanto, o processo de internacionalização não é neutro, nem as políticas que o promovem, uma vez que a tradicional missão da universidade como produtora e transmissora de conhecimento enfrenta desafios ligados à pressão do poder político e econômico e à orientação de as narrativas de seus membros. O artigo tenta desvendar o que está subjacente ao discurso da UNESCO e da OCDE e como ele influencia o processo de internacionalização do ensino superior e as políticas que os países implementam a esse respeito. A conclusão é que, na prática, esses discursos estão promovendo um modelo específico de universidade a ser emulado.

Palavras-chave : Educação superior; Internacionalização; OCDE; UNESCO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )