SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Scenerys and Challenges of the University in the Knowledge EconomyThe Internationalization of Education Policy in the Polytechnic Institutes of Portugal and the Partnerships with Brazilian Institutions of Vocational and Technological Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Internacional de Educação Superior

On-line version ISSN 2446-9424

Abstract

NEZ, Egeslaine de; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza  and  WOICOLESCO, Vanessa Gabrielle. Currículo e Práticas na Educação Superior no Contexto da Pandemia da COVID-19. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022020.  Epub Aug 12, 2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663809.

O contágio pelo vírus Sars-CoV-2 trouxe consequências para todas as esferas da vida social, e a Educação Superior também precisou responder a emergência sanitária. A velocidade de resposta das Instituições de Educação Superior para a manutenção das atividades acadêmicas neste cenário esteve relacionada às capacidades técnicas, tecnológicas e o domínio do modelo de Educação à Distância e/ou Online já instalado. A discussão sobre a acessibilidade digital e a conectividade também permearam a construção dessas respostas. Esse estudo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas universitárias e a necessidade de reinvenção curricular impostas pela crise mundial da pandemia da COVID-19. A abordagem da investigação é quanti-qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicado um questionário semiestruturado online. A amostra é composta por 106 docentes que atuam em Instituições de Educação Superior públicas e privadas brasileiras. Os achados da pesquisa evidenciam que o contexto pandêmico exigiu um modelo pedagógico emergente, denominado de ensino remoto emergencial. Constatou-se que houve o esforço dos professores de se qualificarem para a utilização de tecnologias digitais na mediação do processo de ensino e aprendizagem, readequação curricular e das práticas pedagógicas, possibilitando aos estudantes novas experiências de aprendizagem.

Keywords : Pandemia da COVID-19; Ensino remoto; Currículo; Práticas pedagógicas; Ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )