Revista Internacional de Educação Superior
On-line version ISSN 2446-9424
Abstract
BOLZAN, Doris Pires Vargas; CUNHA, Maria Isabel da and POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Docências e Movimentos Formativos: Desafios e Tensões nas Práticas Pedagógicas. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022032. Epub Aug 12, 2022. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663812.
Neste artigo, discutem-se as implicações do cenário pandêmico na reconfiguração das docências no contexto universitário. A dinâmica interdiscursiva proposta abrange as dimensões macro e micro das políticas educacionais em curso e os tensionamentos que delas decorrem nas instituições de ensino superior, em especial, no que tange à autonomia pedagógica e à sua relação com o trabalho docente. Nessa perspectiva, problematizam-se as (in)visibilidades manifestadas no e pelo trabalho pedagógico diante da transposição dos modelos presenciais de ensino para os modelos digitais. Os processos de transição em andamento circunscrevem o modo como o trabalho pedagógico é compreendido e vivenciado pelos professores e estudantes, permeados pelas dinâmicas institucionais, exigindo novos desenhos pedagógicos. Nesse cenário, busca-se a defesa de políticas institucionais capazes de impulsionar movimentos formativos e disrupções necessárias aos contextos insurgentes, favorecendo a geratividade e o protagonismo docente e discente nas IES.
Keywords : Educação superior; Formação de professores; Desenvolvimento profissional; Docências; Movimentos formativos.