SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Affirmative Actions and Challenges in Teacher Formation Initial (BNC-Formação)Development and Validation of an Instrument for the Assessment of Knowledge and Educational Attitudes of Teaching Pharmacists Towards Clinical Services Performed by Pharmacists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Internacional de Educação Superior

On-line version ISSN 2446-9424

Abstract

GUIMARAES, Felipe Furtado  and  FINARDI, Kyria. Internacionalização e Português como Língua Estrangeira (PLE): Levantamento e Discussão. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022003.  Epub Aug 12, 2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8663449.

Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento da oferta de cursos de português como língua estrangeira (PLE) em instituições de ensino superior (IES) no Brasil, discutindo essa oferta em relação ao processo de internacionalização. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados em 60 IES brasileiras, por meio de questionário eletrônico, para subsidiar a discussão da relação entre PLE e internacionalização, com base na literatura revisada e nos dados levantados. Os resultados indicam que a maior parte das IES oferta cursos de PLE, sendo que a região Sul tem a maior representatividade na oferta, e os departamentos de Letras e setores de relações internacionais (em conjunto) respondem por quase toda essa oferta. A discussão dos resultados sugere uma estreita relação entre PLE e o processo de Internacionalização em Casa (IeC). As conclusões sugerem que, apesar dos esforços para a oferta de PLE nas IES, mais investimentos são necessários para o desenvolvimento da IeC, de maneira a promover a justiça social.

Keywords : Internacionalização da educação; Ensino da língua portuguesa; Justiça social.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )