SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Acciones Afirmativas y Desafíos en la Formación Inicial de Maestros (BNC-Formação)Desarrollo y Validación de un Instrumento para la Evaluación de Conocimientos y Actitudes Educativas de los Farmacéuticos Docentes Hacia los Servicios Clínicos Realizados por los Farmacéuticos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Internacional de Educação Superior

versión On-line ISSN 2446-9424

Resumen

GUIMARAES, Felipe Furtado  y  FINARDI, Kyria. Internacionalização e Português como Língua Estrangeira (PLE): Levantamento e Discussão. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022003.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8663449.

Este estudo teve como objetivo fazer um levantamento da oferta de cursos de português como língua estrangeira (PLE) em instituições de ensino superior (IES) no Brasil, discutindo essa oferta em relação ao processo de internacionalização. Para tanto, foi realizada uma coleta de dados em 60 IES brasileiras, por meio de questionário eletrônico, para subsidiar a discussão da relação entre PLE e internacionalização, com base na literatura revisada e nos dados levantados. Os resultados indicam que a maior parte das IES oferta cursos de PLE, sendo que a região Sul tem a maior representatividade na oferta, e os departamentos de Letras e setores de relações internacionais (em conjunto) respondem por quase toda essa oferta. A discussão dos resultados sugere uma estreita relação entre PLE e o processo de Internacionalização em Casa (IeC). As conclusões sugerem que, apesar dos esforços para a oferta de PLE nas IES, mais investimentos são necessários para o desenvolvimento da IeC, de maneira a promover a justiça social.

Palabras clave : Internacionalização da educação; Ensino da língua portuguesa; Justiça social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )