SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Internationalization and Portuguese as a Foreign Language (PFL): Survey and DiscussionThe Neo-Conservative Attack on Brazil’s Federal Universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Internacional de Educação Superior

On-line version ISSN 2446-9424

Abstract

ALVES, Juscelino; SILVA, Lunara Tele  and  LOPES, Flavio Marques. Desenvolvimento e Validação de um Instrumento para Avaliação dos Conhecimentos e Atitudes Educacionais de Farmacêuticos Docentes Frente aos Serviços Clínicos Realizados por Farmacêuticos. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022037.  Epub Aug 12, 2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8657604.

Ao longo dos anos, a educação em saúde tem passado por alterações curriculares por meio de legislações específicas que norteiam o ensino superior no Brasil. O ensino farmacêutico tem se aproximado do eixo cuidado em saúde, especialmente com a regulamentação de suas atribuições clínicas definidas pela Resolução nº 585 de 2013 do Conselho Federal de Farmácia e pela aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de farmácia no ano de 2017 estimuladas pelas políticas internacionais promovidas pela Federação Internacional de Farmácia, Organização Mundial de Saúde e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Frente estas transformações, as avaliações se apresentam como importante estratégia de aferição dos avanços e das barreiras a serem superadas, para a promoção de um ensino clínico baseado em competências. Considerando o contexto das transformações educacionais e profissionais na profissão farmacêutica, este estudo tem o objetivo de desenvolver e validar um instrumento para avaliação dos conhecimentos e atitudes educacionais dos farmacêuticos docentes, relacionados aos serviços clínicos. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo de abordagem quali-quantitativa, estruturado em três partes: 1) desenvolvimento do instrumento; 2) validação de conteúdo por meio do método Delphi e; 3) avaliação da consistência interna do questionário. A amostra do estudo foi obtida pela aplicação da técnica bola de neve, envolvendo 55 participantes. O questionário foi validado após quatro rodadas Delphi, para obtenção de consenso entre os painelistas. A versão do instrumento foi finalizada com 59 itens, divididos em três domínios: “perfil profissiográfico”, “conhecimentos” e “atitudes”. A aplicação do instrumento, em um teste piloto, apresentou confiabilidade de 0,78 na seção “conhecimentos”, e 0,71 na seção “atitudes”. Conclui-se, assim, que o instrumento desenvolvido foi considerado válido quanto ao seu conteúdo e confiável em relação ao grau com que as medições estão isentas de erros aleatórios.

Keywords : Docentes de farmácia; Serviços clínicos; Ensino clínico; Avaliação dos conhecimentos e atitudes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )