SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Internacionalização e Português como Língua Estrangeira (PLE): Levantamento e DiscussãoA Ofensiva Neoconservadora Contra as Universidades Federais no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

ALVES, Juscelino; SILVA, Lunara Tele  e  LOPES, Flavio Marques. Desenvolvimento e Validação de um Instrumento para Avaliação dos Conhecimentos e Atitudes Educacionais de Farmacêuticos Docentes Frente aos Serviços Clínicos Realizados por Farmacêuticos. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022037.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8657604.

Ao longo dos anos, a educação em saúde tem passado por alterações curriculares por meio de legislações específicas que norteiam o ensino superior no Brasil. O ensino farmacêutico tem se aproximado do eixo cuidado em saúde, especialmente com a regulamentação de suas atribuições clínicas definidas pela Resolução nº 585 de 2013 do Conselho Federal de Farmácia e pela aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de farmácia no ano de 2017 estimuladas pelas políticas internacionais promovidas pela Federação Internacional de Farmácia, Organização Mundial de Saúde e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Frente estas transformações, as avaliações se apresentam como importante estratégia de aferição dos avanços e das barreiras a serem superadas, para a promoção de um ensino clínico baseado em competências. Considerando o contexto das transformações educacionais e profissionais na profissão farmacêutica, este estudo tem o objetivo de desenvolver e validar um instrumento para avaliação dos conhecimentos e atitudes educacionais dos farmacêuticos docentes, relacionados aos serviços clínicos. Para tanto, optou-se por um estudo descritivo de abordagem quali-quantitativa, estruturado em três partes: 1) desenvolvimento do instrumento; 2) validação de conteúdo por meio do método Delphi e; 3) avaliação da consistência interna do questionário. A amostra do estudo foi obtida pela aplicação da técnica bola de neve, envolvendo 55 participantes. O questionário foi validado após quatro rodadas Delphi, para obtenção de consenso entre os painelistas. A versão do instrumento foi finalizada com 59 itens, divididos em três domínios: “perfil profissiográfico”, “conhecimentos” e “atitudes”. A aplicação do instrumento, em um teste piloto, apresentou confiabilidade de 0,78 na seção “conhecimentos”, e 0,71 na seção “atitudes”. Conclui-se, assim, que o instrumento desenvolvido foi considerado válido quanto ao seu conteúdo e confiável em relação ao grau com que as medições estão isentas de erros aleatórios.

Palavras-chave : Docentes de farmácia; Serviços clínicos; Ensino clínico; Avaliação dos conhecimentos e atitudes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )