SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A Ofensiva Neoconservadora Contra as Universidades Federais no BrasilInternacionalização na Universidade Nacional de San Luis, Argentina 2005-2014: Faces Institucionais e Não Institucionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

RODRIGUEZ, Milagros Elena. Tecnologias na Descolonialidade do Poder, do Saber, do Ser, do Fazer e do Sonhar: Panacéia ou Utopia?. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022040.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8661348.

A pesquisa é realizada no projeto transmoderno: decolonialidade em todos os sentidos. O complexo objetivo era analisar as tecnologias na decolonialidade do saber, ser, pensar, fazer e sonhar como panacéia ou utopia?; a partir da análise crítica do discurso como um transmétodo rizomático em uma investigação transparadigmática. As diferentes colonialidades são estudadas com o uso de tecnologias, para posteriormente, com a análise de entrevistas de seis (6) doutorandos colaboradores do Pós-doutorado em Ensino de Matemática da Universidade Experimental Nacional de Yaracuy, Venezuela. Em estruturas profundamente complexas chamadas rizomáticas de investigação, obtêm-se conclusões de abertura ou conceituações: As tecnologias estão aí, vieram para ficar, o mundo é mediado muitas vezes em favor do ser humano; muitos outros a favor do sistema colonial. De quem depende a sua humanização? Inicialmente depende de seu usuário, que nem sempre tem idade e maturidade para diferenciar o bem do mal, com uma mente decolonial, livre de amarras, ir ao seu uso ético resguardado com humanidade e em favor da comunidade e remasterização do nossa cultura, no respeito e consideração do Outro. Na pergunta do título optamos pela utopia ao invés da panacéia; Com isso queremos dizer que a decolonialidade com o uso de tecnologias é um caminho possível; bem como a sua formação adequada em políticas governamentais, familiares e atores da educação.

Palavras-chave : Tecnologias; Transmodernidade; Transcomplexidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )