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Revista Internacional de Educação Superior

versión On-line ISSN 2446-9424

Resumen

MARCON, Telmo; SCOLARI, Adriel  y  MEZADRI, Neri José. Educação Para a Democracia no Contexto Neoliberal: Contribuições da Universidade Para Superar a Subjetividade Concorrencial. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022007.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8658379.

O presente artigo de natureza bibliográfica objetiva aprofundar os desafios de uma educação democrática num contexto de hegemonia do pensamento neoliberal, que prima pela construção de subjetividades concorrenciais. Entende-se, aqui, o neoliberalismo para além dos pressupostos classicamente considerados de política econômica que defendem um Estado mínimo na economia e nas políticas socioeducacionais. As contribuições de Dardot e Laval (2016), de Biesta (2013), Dewey (1979), entre outros, possibilitam ampliar a compreensão de como os pressupostos neoliberais adentram as subjetividades e produzem novos modos de vida. Conceitos como neossujeito, empresário de si, concorrência, competição, entre outros, traduzem esses novos pressupostos. Nesse contexto as instituições educativas, especialmente as Universidades, são desafiadas a problematizar essas tendências e contribuir na construção de pressupostos humanizadores e democráticos. As instituições de ensino superior têm um compromisso importante na formação de sujeitos democráticos. Na conclusão, reafirma-se a tese de que somente uma educação democrática é capaz de qualificar os pressupostos de sociabilidade em vista de uma vida em comum.

Palabras clave : Educação escolar; Democracia; Neoliberalismo; Subjetividade concorrencial; Sociabilidade.

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