SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Red de Apoyo y Permanencia de Estudiantes Residentes en Viviendas de Estudiantes de Educación SuperiorEducación Superior en el Contexto Poscomunista: el Caso de la República Checa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Internacional de Educação Superior

versión On-line ISSN 2446-9424

Resumen

SCHMITZ, Gabriela  y  TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant. A Prática como Componente Curricular: Panorama das Publicações e Contextos da Produção Científica. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022010.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8664826.

A Prática como Componente Curricular (PCC) foi instituída em 2002, como uma forma de articular as dimensões teóricas e práticas na formação de professores. Neste estudo bibliográfico, do estado do conhecimento, tivemos como objetivo investigar os contextos das publicações em periódicos, indexados no Portal de Periódicos da Capes, que tratam da PCC, traçando um panorama das mesmas. Os trabalhos foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. Observamos, que a maior parte dos estudos publicados ocorreu em contextos de instituições públicas, concentrados, principalmente, nos últimos 5 anos, e buscaram analisar como a PCC está descrita e como se realiza nas instituições. A partir dos resultados encontrados, pudemos observar que os formadores de professores pouco conhecem sobre a PCC ou sentem dificuldades em realizá-la, confusões sobre o sentido da prática e, ainda, desvalorização desse componente por parte de licenciados, o que demonstra a necessidade de diálogos e esclarecimentos sobre a prática como componente curricular dentro das instituições.

Palabras clave : Prática como componente curricular; Dimensão Prática; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )