SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Procedimientos y Dificultades para Realizar la Práctica Curricular Supervisada desde el Punto de Vista del Profesor CoordinadorEstudios sobre la Formación de Enfermeiras para la Atención: el Estado de la Cuestión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Internacional de Educação Superior

versión On-line ISSN 2446-9424

Resumen

BITTENCOURT, Zoraia Aguiar  y  PEREIRA, Thiago Ingrassia. Educação Superior em Contexto Emergente: a Democratização da Universidade Brasileira em Debate. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022021.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8665194.

O artigo discute o recente cenário de expansão do acesso à universidade no Brasil, destacando as novas instituições públicas que integram o denominado contexto emergente. Tem como objetivo principal refletir sobre a democratização do acesso e permanência universitária em contexto social de desigualdade. Para isso, mobiliza aporte teórico dos estudos sobre a Educação Superior, apresentando duas estratégias metodológicas: (a) pesquisa de Estado do Conhecimento visando identificar perspectivas e tendências de artigos acadêmicos das principais revistas eletrônicas do país, assim como de teses e dissertações produzidas nos Programas de Pós-Graduação do Brasil acerca da temática da democratização da Educação Superior e (b) pesquisa exploratória com docentes de universidades federais implantadas no último período, buscando subsídios empíricos para compreender os limites e as possibilidades da democratização universitária no Brasil. O trabalho realizado sugere que ocorreram avanços em políticas públicas de acesso e permanência na primeira década do século XXI, embora as novas universidades estejam envolvidas em desafios de consolidação de sua estrutura física e projetos institucionais. Portanto, o cenário emergente sinaliza ao que designamos como democratização inconclusa da universidade brasileira, caracterizada pela melhoria relativa do acesso em termos quantitativos e qualitativos, assim como por dilemas de permanência estudantil e de novas abordagens epistemológicas e metodológicas no currículo universitário.

Palabras clave : Universidade; Expansão; Democratização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )