SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Educación Superior en Contexto Emergente: la Democratización de la Universidad Brasileña en DebateSoporte Vital Básico como Asignatura Obligatoria en Cursos de Pregrado en Salud: Análisis Curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Internacional de Educação Superior

versión On-line ISSN 2446-9424

Resumen

BARBOSA, Elane da Silva  y  NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Estudos sobre a Formação da Enfermeira Para o Cuidado: o Estado da Questão. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022018.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8660420.

O cuidado de Enfermagem, embora considerado núcleo caracterizador da profissão, é colocado como algo secundário. Assim, identifica-se a necessidade de se reportar para o ensino superior em Enfermagem, para compreender como são trabalhados os fundamentos para o exercício do cuidado. Objetiva-se, então, debater sobre o processo de formação da enfermeira para o cuidado. Trata-se de estudo do tipo reflexivo, que se utiliza da perspectiva do Estado da Questão (EQ). Estabeleceram-se as seguintes fontes para levantamento dos dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn). Em relação ao cuidado de Enfermagem, as concepções vão desde procedimentos até ação de valorização da integralidade humana. As discussões sobre a formação da enfermeira convergem, ainda que com especificidades, para o argumento de que transformações no curso levam a mudanças na atuação profissional. A formação para o cuidado na Enfermagem tem sido pesquisada sob diversos vieses: comportamento do aluno no contato com o corpo do outro que procura o serviço de Enfermagem; relação estabelecida entre profissional e usuário; estratégia para materializar a humanização no atendimento em saúde; reflexão acerca da função do professor para mediar esse aprendizado e conhecimentos abordados. Constata-se, portanto, a relevância das investigações sobre a formação da enfermeira para o cuidado, pois existem lacunas nas produções inventariadas no que concerne à perspectiva da história e valorização das singularidades desses diversos contextos no processo de ensino e aprendizagem.

Palabras clave : Ensino superior; Função do professor; História; Processo de ensino e aprendizagem; Profissão; Serviço de Enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )