SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Estudos sobre a Formação da Enfermeira Para o Cuidado: o Estado da QuestãoCrítica as “Medições” em Educação à Luz da Teoria das Capacidades: A Meritocracia que Reforça a Desigualdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

FERREIRA JUNIOR, Manoel Patrocínio; SILVA FILHO, Solidonio Angelo da  e  ANGELO, Rita di Cássia de Oliveira. Suporte Básico De Vida Como Disciplina Obrigatória Nos Cursos De Graduação Em Saúde: Análise Curricular. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022023.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8659891.

Este artigo tem como objetivo avaliar a oferta do conteúdo de Suporte Básico de Vida quanto às diretrizes da American Heart Association e da Sociedade Brasileira de Cardiologia nos cursos de graduação em saúde, procedendo uma análise comparativa entre os Projetos Pedagógicos Curriculares e o confronto com a legislação atual. Trata-se de pesquisa documental qualitativa e descritiva, cujos critérios de análise foram presença de componente curricular de urgência e emergência; presença da temática abordada em outra disciplina; conteúdo abordado individualmente ou em conjunto com Suporte Avançado de Vida; presença do conteúdo na ementa e nas referências bibliográficas da componente curricular; relação carga horária teórico-prática e período de oferta da disciplina. Foram selecionadas cinco instituições de ensino superior no estado de Pernambuco, sendo duas da rede pública de ensino e três da rede privada. Os conteúdos curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição das cinco instituições foram avaliados; verificou-se uma defasagem dos cursos de graduação em Fisioterapia e Nutrição, em relação aos de Enfermagem, quanto à oferta do conteúdo Suporte Básico de Vida na estrutura da grade curricular. Os achados contrapõem as Diretrizes Curriculares Nacionais que preconizam a elaboração dos currículos de graduação sob uma perspectiva interdisciplinar, contemplando competências e habilidades necessárias ao desempenho do egresso na inter-relação entre educação e sociedade.

Palavras-chave : Conteúdos curriculares; Ensino superior; Medicina e educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )