SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Ressignificação do E-book por Meio da Literaturalização das Ciências: Educação SuperiorAndragogia no Ensino Superior: A Percepção de Professores de Licenciaturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

CRUZ, Viviane Xavier de Araujo  e  EICHLER, Marcelo. O Programa Ciência sem Fronteiras nas Atas dos Conselhos Superiores da CAPES: Desenvolvimento e Suspensão da Política Pública de Mobilidade Estudantil na Graduação. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022026.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8659242.

Este trabalho teve como objetivo analisar a política pública de mobilidade estudantil na graduação, que ocorreu por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras - CsF, implantada em 2011 e suspensa oficialmente em 2016. A pesquisa, de caráter exploratório, analisou as 20 atas do Conselho Superior e as 40 atas do Conselho Técnico Científico da Educação Superior da CAPES, órgão gestor do programa, publicadas de janeiro 2011 a maio de 2016, separando-as nos dois mandatos do governo Dilma. De forma híbrida, utilizaram-se a análise textual e a análise de conteúdo, sendo que a primeira evidenciou, com apoio do software Iramuteq, cinco classes a partir da Classificação Hierárquica Descendente: Desenvolvimento Humano; Setor Privado; Orçamento e Execução; Proficiência em Inglês; e Desenvolvimento da Indústria e das Universidades. Assim, à luz da teoria do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball, buscou-se discutir por que a política pública de mobilidade estudantil na graduação foi suspensa e não reorientada ou reformulada. Evidenciou-se uma mudança de entendimento por parte dos conselhos da CAPES acerca do programa conforme havia mudanças de governo para, por fim, entenderem que, para desenvolver a indústria (um dos principais objetivos do CsF segundo o Decreto que o instituiu), deveria se focar não no desenvolvimento de estudantes em nível de graduação, mas em nível básico, pois seriam pessoas com essa formação de que precisariam para ocupar as fábricas. O Ministério da Educação chegou a sugerir priorizar ações de mobilidade de alunos de ensino médio, mas isso não chegou a se concretizar.

Palavras-chave : Internacionalização da educação; Definição da política educacional; Educação para o trabalho; Divisão do trabalho; Análise de conteúdo; Análise textual.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )