SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8O Programa Ciência sem Fronteiras nas Atas dos Conselhos Superiores da CAPES: Desenvolvimento e Suspensão da Política Pública de Mobilidade Estudantil na GraduaçãoAlternativas para Implementação de Certificação do Processo Acadêmico das IESs índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

FERREIRA, Tássia Fernandes; MAGALHAES JUNIOR, Antônio Germano  e  NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Andragogia no Ensino Superior: A Percepção de Professores de Licenciaturas. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022029.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8661980.

A Andragogia e seus pressupostos comportam elementos fundamentais ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem de adultos, contemplando questões específicas que requerem atenção por parte dos educadores. Nesse ínterim, no presente artigo objetivou-se compreender a percepção de professores de licenciaturas sobre a importância dos pressupostos andragógicos de Malcolm Knowles. Para isso, partiu-se da seguinte questão: “Os professores de licenciaturas, ainda que possam não saber especificamente o que é Andragogia, percebem como importantes os pressupostos desta?”. Utilizou-se da abordagem de métodos mistos (JOHNSON; ONWUEGBUZIE, 2004), com aplicação de instrumentos de viés quantitativo e elaboração de gráficos, e com análise de cunho qualitativo. Foram sujeitos desta pesquisa 21 professores de nível superior em cursos de licenciaturas, respondentes de um questionário online, dividido em duas seções: questões que abordavam o perfil dos professores; e perguntas sobre a Andragogia e o grau de importância atribuído aos seis pressupostos andragógicos. Conforme análise, verificou-se que os seis pressupostos foram classificados pela maior parte dos 21 professores como importante/muito importante com uma pequena parcela (dois professores, correspondendo a 9,5%) que se utilizou da classificação “pouco importante”. Dessa maneira, considera-se que o questionamento central da pesquisa, supramencionado, foi respondido afirmativamente. À vista dos resultados obtidos, reafirma-se a importância da difusão do conhecimento sobre Andragogia e seus pressupostos, uma vez que proporciona aos professores maior fundamentação teórica e subsídios em suas práticas, possibilitando-lhes ressignificá-las.

Palavras-chave : Andragogia; Pressupostos andragógicos; Ensino superior; Professores de licenciaturas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )