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Revista Internacional de Educação Superior
versão On-line ISSN 2446-9424
Resumo
COX, Kenia Kodel e DE-BORTOLI, Robelius. Alternativas para Implementação de Certificação do Processo Acadêmico das IESs. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022030. Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8661211.
O universo de competição que hoje corresponde ao entorno das IESs requer a obtenção de lucro tanto de ativos tangíveis quanto de intangíveis, e o aprimoramento dos processos que o permeiam, como o acadêmico. Neste trabalho, considera-se que a certificação, por validar a qualidade de produtos e serviços, possivelmente atestar inovações tecnológicas e causar expansão da reputação organizacional; implica na necessidade de aprimorar os processos das organizações que a buscam. A certificação que envolve formação de pessoal é efetuada principalmente por análise de documentos, exames escritos e práticos; e pode ter como consequência a sintonia entre objetivos profissional e as novas demandas do mundo do trabalho, econômicas, de inovação e de proteção ao consumidor. É objetivo deste trabalho identificar alternativas de certificação do processo acadêmico das IESs, a partir da compreensão dos objetos efetivos das certificações que englobam formação profissional, dos objetivos almejados nestes e da materialidade das avaliações envolvidas. Como metodologia de pesquisa foi aplicada revisão quasi-sistemática, com refinamentos sucessivos de artigos, coletados na base de dados científicos Scopus. A partir da análise destes, foi possível identificar ‘o que certificar’, ‘como certificar’ e ‘para que certificar’ - com que objetivos; delineando, assim, a certificação do processo acadêmico das IES com, por exemplo, a necessidade de cultura de implantação do processo, com aplicação de análises periódicas; com o objetivo de aperfeiçoar o processo de gestão, aproximar as universidades da sociedade, e outros.
Palavras-chave : Certificação de competências; Processo; Ensino superior; Formação profissional; Competitividade.