SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Andragogia no Ensino Superior: A Percepção de Professores de LicenciaturasUm Modelo Integrado de Gestão e Financiamento para a Internacionalização: Uma Análise para Instituições de Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

COX, Kenia Kodel  e  DE-BORTOLI, Robelius. Alternativas para Implementação de Certificação do Processo Acadêmico das IESs. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022030.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8661211.

O universo de competição que hoje corresponde ao entorno das IESs requer a obtenção de lucro tanto de ativos tangíveis quanto de intangíveis, e o aprimoramento dos processos que o permeiam, como o acadêmico. Neste trabalho, considera-se que a certificação, por validar a qualidade de produtos e serviços, possivelmente atestar inovações tecnológicas e causar expansão da reputação organizacional; implica na necessidade de aprimorar os processos das organizações que a buscam. A certificação que envolve formação de pessoal é efetuada principalmente por análise de documentos, exames escritos e práticos; e pode ter como consequência a sintonia entre objetivos profissional e as novas demandas do mundo do trabalho, econômicas, de inovação e de proteção ao consumidor. É objetivo deste trabalho identificar alternativas de certificação do processo acadêmico das IESs, a partir da compreensão dos objetos efetivos das certificações que englobam formação profissional, dos objetivos almejados nestes e da materialidade das avaliações envolvidas. Como metodologia de pesquisa foi aplicada revisão quasi-sistemática, com refinamentos sucessivos de artigos, coletados na base de dados científicos Scopus. A partir da análise destes, foi possível identificar ‘o que certificar’, ‘como certificar’ e ‘para que certificar’ - com que objetivos; delineando, assim, a certificação do processo acadêmico das IES com, por exemplo, a necessidade de cultura de implantação do processo, com aplicação de análises periódicas; com o objetivo de aperfeiçoar o processo de gestão, aproximar as universidades da sociedade, e outros.

Palavras-chave : Certificação de competências; Processo; Ensino superior; Formação profissional; Competitividade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )