SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Alternativas para Implementação de Certificação do Processo Acadêmico das IESsInternacionalização da Educação Superior at Home: Conceitos, Lugares e Sujeitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

JIMENEZ, Carlos Silverio Huerta  e  ALBO, Marco Velázquez. Um Modelo Integrado de Gestão e Financiamento para a Internacionalização: Uma Análise para Instituições de Ensino Superior. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022031.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663684.

Desde o seu início, há quase três décadas, a internacionalização do ensino superior assistiu ao desenvolvimento de modelos organizacionais para a internacionalização a nível institucional. No entanto, com base na análise da literatura dos modelos mais citados, o que resta a desenvolver são os quadros de financiamento institucionais para apoiar as atividades de internacionalização. Este artigo propõe um modelo de aquisição e gestão de fundos para a internacionalização de instituições de ensino superior. Parte da premissa que um sistema institucional inclusivo pode gerar mais recursos do que um não inclusivo na instituição. Uma aplicação estratégica do modelo é discutida como um exemplo para sua aplicação no nível institucional. Este modelo fornece implicações práticas para fortalecer os esforços de internacionalização em instituições de ensino superior.

Palavras-chave : Educação superior; Internacionalização; Administração; Aquisição de fundos; Planejamento estratégico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )